Aproveite o interesse dos alunos pelo assunto para desenvolver o senso críticos deles


 
ATENÇÃO PARA NÃO BANALIZAR O TEMA

            O debate sobre a questão ambiental é cercada de alguns preconceitos e visões distorcidas. Evite essas armadilhas:

§  A questão ecológica restringe-se á preservação do ambiente e ao combate á poluição.  FALSO. O tema deve ser desdobrado com discussões em torno de saúde, cultura, saneamento, transporte, educação e outros.
§  Defensores do meio ambiente são pessoas radicais e privilegiadas. FALSO. Defender os direitos de todos é um dever de cidadania, e não questão de privilégio.
§  É um luxo defender animais ameaçados de extinção, enquanto milhares de crianças morrem de fome. FALSO. São problemas diferentes e que devem ser combatidos.
§  Para haver progresso, é normal algo ser destruído ou poluído. FALSO. Poluição não significa progresso. E sim, sinal de ignorância.



EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CRISTA DA ONDA

            O tema da educação ambiental se tornou uma das coqueluches nas escolas brasileiras. Não é difícil introduzir a discussão com os alunos, pois boa parte deles demonstra interesse pelo assunto e carrega informações adquiridas fora da escola, por meio de conversas com outras pessoas ou absorvendo conteúdos dos meios de comunicação. Importante é desenvolver nos jovens uma postura crítica em relação a essas informações que eles obtêm. Com isso, a visão deles sobre questões ambientais torna-se mais ampla e, portanto, mais segura diante da realidade em que vivem.



NA PRÁTICA O QUE É IMPORTANTE ENSINAR

            Fazem parte dos conteúdos de Educação Ambiental do terceiro e quarto ciclos desde formas de manutenção da limpeza do ambiente escolar, práticas orgânicas na agricultura, modos de evitar o desperdício até como elaborar e participar de uma campanha ou saber dispor dos serviços existentes, como órgãos ligados á prefeitura ou organizações não-governamentais(ONGs). Os alunos devem reconhecer os fatores que geram bem-estar á população. Para isso, precisam desenvolver senso de responsabilidade no uso de bens comuns e recursos naturais, de que respeitem o ambiente e as pessoas. Outra frente de trabalho é fazer com que os jovens valorizem a diversidade natural e sociocultural, par compreender diferentes faces do patrimônio natural, étnico e cultural.

           



            COMO SELECIONAR TEMAS DE INTERESSE

            Orientadores que elaboram os Pcns depararam com duas dificuldades para  propor a seleção de conteúdos para o tema transversal de Meio Ambiente: a amplitude da temática ambiental e a diversidade da realidade brasileira, com tantas características regionais. Esses fatores também se aplicam aos professores em sala de aula. Para facilitar o direcionamento do tema, foi definida como parâmetro uma aprendizagem que aborde as questões amplas e, ao mesmo tempo, atente ás especificidades regionais. As turmas do Sul não devem, necessariamente, aprender o mesmo que as do Norte. Veja a seguir o que os conteúdos devem abranger:
           
§  postura participativa, com a conscientização dos problemas ambientais;
§  possibilidade de sensibilização e motivação para envolvimento afetivo;
§  desenvolvimento de valores para o exercício da cidadania, como agente de gerenciamento do ambiente;
§  visão integrada da realidade, contemplando a dinâmica local e planetária e desvendando causas e problemas ambientais;
§  assuntos compatíveis com conteúdos desses ciclos e que sejam relevantes á realidade brasileira.
           
Fonte: Revista Nova Escola, Edição Especial Parâmetros Curriculares Nacionais de 5a a 8a série. Editora Abril,

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1 comentários:

Unknown disse...

Nossa muito bom esse texto PARABÉNS!!!!

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