Professor cego ensina crianças a cuidar da natureza

principal
Mesmo sem o sentido da visão, Luiz deixou as aulas de História e Ciências para ensinar seus alunos a enxergar melhor a natureza e a preservar o meio ambiente
O professor da rede municipal de ensino Altedâneo Luiz Mason, 42 anos, mesmo sem o sentido da visão, deixou as aulas de História e Ciências para ensinar seus alunos a enxergar melhor a natureza e a preservar o meio ambiente. Dos temas em sala de aula a passeios que promove com os alunos, o professor transformou crianças e adolescentes em multiplicadores de informações e virou uma liderança na comunidade.
Luiz, como é chamado pelos alunos, ensina há 18 anos no CEI Doutel de Andrade, no Conjunto Abaeté, Boa Vista. Bastante comunicativo, usa a liderança na comunidade e a facilidade em fazer novos amigos em proveito do ensino.
Foi assim que Luiz levou seus alunos para conhecer a Ilha do Mel, no litoral paranaense, considerada modelo de preservação e de sustentabilidade ambiental no Estado, com ajuda de uma pousada local.“Algumas  crianças nunca tinham visto o mar. Ficaram maravilhados com a beleza e com a imensidão das águas”, lembra.
O passeio foi um sucesso. Para as crianças, belas lembranças e conhecimento para toda a vida. A estudante Eliane, 12 anos, conta que não sabia que “tinha tanta água neste mundo”. Seu irmão menor chegou a experimentar a água para testar se era mesmo salgada.
Ao exibir as centenas de fotos da visita de seus pupilos à Ilha do Mel, o professor Luiz, que é frequentador do local, dá evidências de seu amor pela natureza. Quando narra o passeio, parece tomar emprestado, o olhar de seus alunos para ver melhor a imensidão do azul do mar; o verde deslumbrante da vegetação preservada, enfim, a beleza da paisagem de um lugar freqüentado por turistas de todos os lugares.
Fora do cenário ecologicamente perfeito, porém, o professor revela que nas aulas “pega pesado” na questão da conscientização, apertando a caneta quando o assunto é preservação ambiental. “Cobro muito deles e sempre explico que o exemplo começa com a gente mesmo, na nossa casa, na escola, na rua, na cidade”, diz.

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/professor-cego-ensina-criancas-a-cuidar-da-natureza/21034
Data de Publicação : 09/11/2010

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário