Projeto Interdiciplinar

OBJETIVOS

Tema Transversal: Meio Ambiente
Título do Projeto: “O Planeta merece amor e respeito, ame e cuide do nosso Lar”

Objetivo Geral

  • Promover nos alunos do 2º ano do ensino Fundamental I, uma conscientização ambiental ampla em favor da preservação do planeta.

Objetivos específicos

  • Identificar os problemas cotidianos decorrentes do impacto ocasionado pela ação do homem no meio ambiente.
  • Desenvolver um olhar crítico com relação aos resíduos criados pelo próprio homem.
  • Reconhecer as causas do desequilíbrio ambiental, debatendo coletivamente possíveis soluções.
“Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.”
(Autor desconhecido)


JUSTIFICATIVA

Fazemos parte de uma sociedade globalizada, cujos interesses giram em torno do consumo desenfreado de produtos. Somos induzidos de todas as formas possíveis ao desejo de querer e ter e incentivados a comprar e consumir coisas que são completamente supérfluas em nosso dia-a-dia. Dessa forma, a produção aumenta e, consequentemente, o uso irregular de matérias-primas e de fontes de energia. Quaisquer alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem estar da população, essa atenção deve envolver tanto a teoria quanto a prática consciente.
O papel da escola nisso tudo consiste em reformar seu método de educação ambiental, trabalhando de forma conjunta e interdisciplinar, afinal, ela não aborda só questões ambientais, mas também aspectos relacionados à cidadania, direitos e deveres, que são primordiais para a formação cidadã.          
Na escola observada foi possível identificar a necessidade de um projeto efetivo de conscientização destas questões, a exemplo da Festa da Primavera, onde foram desenvolvidos projetos sobre a reciclagem, com várias garrafas pet, caixinhas de leite, caixinhas de fósforos, etc. Os materiais foram utilizados tanto na confecção de brinquedos quanto na decoração do evento, nosso questionamento foi: para onde vão esses trabalhos realizados? Eles são novamente utilizados, ou vão diretamente para o lixo? Como conscientizar as crianças da maneira correta de reciclar e em que ponto começar a advertir? Nossa proposta é desenvolver nos alunos uma consciência ambiental ampla, despertando o interesse pela preservação do planeta, para que eles aprendam a amar e cuidar dele como sua casa.
Trabalhar com os estudantes, então, é uma questão estratégica e fundamental, pois eles são os multiplicadores que representam o futuro. O educando deve passar por um processo de conscientização e não mais, de sensibilização, deixar de tratar a Terra como um objeto de exploração e passar a enxergá-la como um ser vivo merecedor de amor e respeito; como o seu endereço, como seu verdadeiro lar.


DESENVOLVIMENTO

1  Metodologia do projeto

1.1 Etapa 1 (Semana Inaugural)

Iniciaremos a aula com uma contação de história que será realizada através de fantoches confeccionados previamente pelo professor com materiais reaproveitados (anexo I). A história, de forma lúdica, traz uma reflexão sobre o que está acontecendo com o nosso Planeta.
Após a contação de história será proposta uma “roda de conversa”, onde o educador terá a oportunidade de observar os conhecimentos prévios de seus alunos e suas opiniões em relação ao tema que a história aborda. Durante a conversa o educador deve fazer intervenções buscando enfatizar os conceitos de meio ambiente, ecologia e natureza.
Em seguida o professor realizará uma atividade, com os alunos reunidos em grupos, onde cada grupo irá produzir um livro recontando a história que ouviram, utilizando tanto a escrita quanto ilustrações.

1.2 Etapa 2

O professor levará os alunos para o pátio da escola onde terá um saco com lixo (selecionado propositalmente pelo professor), como por exemplo:
·                    Garrafas pet, copos de água e café, embalagens de plástico (suco industrializado), potinhos de yogurte, garrafinhas de vidro, lata de refrigerante, tampinhas de garrafas pet, folhas de caderno, revistas, jornais, caixinhas longa vida (leite e suco) papel alumínio, embalagens de salgadinho, embalagem de biscoitos, saches de catchup, mostarda e maionese, clipes, pilhas, etiquetas e baterias, e outros.
Os alunos serão divididos em grupos, e cada um dos grupos ficará responsável por escolher um tipo de resíduo ali exposto. A partir dos conhecimentos dos alunos o professor irá expor informações pertinentes ao assunto, como por exemplo:
·                    Quanto lixo produzimos?
·                    O destino do lixo e suas implicações.
·                    O tempo de decomposição e o seu impacto no meio ambiente.
·                    Materiais que são e que não são recicláveis.
·                    Definição de Reciclagem e Reaproveitamento.
Dando continuidade, o professor propõe uma brincadeira: “Hora da coleta seletiva” (para a realização da atividade, o professor deverá construir previamente um relógio, conforme anexo II).
Um integrante de cada grupo gira o ponteiro do relógio, se o mesmo parar em uma cesta de coleta seletiva o aluno deverá escolher um lixo que corresponde àquela cesta.  Caso o ponteiro pare em uma pergunta a mesma deverá ser discutida em grupo e sua resposta orientada pelo professor.
A Escola Estadual Marisa de Mello já possui cestos de coleta seletiva, localizados no pátio da escola, por esse motivo a atividade é realizada fora da sala de aula.

1.3 Etapa 3

O professor inicia a aula, caracterizado de planeta Terra e expõe para as crianças cartões (confeccionados previamente pelo professor, conforme anexo III) com “missões” propondo desafios aos seus alunos de proteger e salvar o planeta.
Os alunos deverão levar os cartões para casa onde observarão situações vivenciadas com seus familiares com o objetivo de modificar alguns de seus hábitos.
Em um segundo momento os alunos em uma “roda de conversa” irão relatar para os colegas como cumpriram a “missão” e de que forma contribuíram para preservar o meio ambiente.
 Em seguida o professor explicará para as crianças que cada um ficará responsável por criar um personagem defensor do planeta, dando-lhe um nome de acordo com a missão que realizou. Nesse momento o professor deve explorar a criatividade dos alunos auxiliando-os na criação de seus personagens.

1.4 Etapa 4

Será proposta uma atividade rítmica e expressiva (dança) aos alunos, para que esses se apresentem no dia do evento. O professor irá utilizar a música “Planeta Azul” (em anexo IV), e criar uma coreografia junto com os seus alunos.
1.5 Conclusão do Projeto: Evento

Feira de exposição

O evento será realizado no pátio da Escola Estadual Marisa de Mello, onde serão expostos todos os materiais e atividades realizadas pelos alunos durante as etapas. A exposição será dividida em quatro estações:
1ª estação: livro de contação de história;
2ª estação: o relógio da coleta seletiva;
3ª estação: apresentação dos alunos caracterizados como defensores do planeta;
4ª estação: apresentação da dança.
Os próprios alunos ficarão responsáveis pela recepção dos pais e visitantes, conduzindo-os até as três primeiras estações e explicando como foi o desenvolvimento das atividades.
Na primeira estação as crianças vão contar como confeccionaram o livro e explicarão que o planeta é nossa casa, portanto merece amor, carinho e respeito.
Na segunda estação, as crianças vão aplicar a atividade da coleta seletiva com os visitantes, dessa forma o conhecimento que já foi adquirido pela criança é valorizado e transmitido de forma significativa.
Na terceira estação, as crianças irão se apresentar através de um desfile formando um jogral. Cada aluno irá falar o nome de seu personagem e como o mesmo protege o planeta.
Na quarta estação para finalizar o evento as crianças apresentarão a coreografia da música “Planeta Azul”.
Através desse evento será promovida a integração escola-comunidade, onde os pais e / ou responsáveis poderão participar da vida escolar de seus filhos, aprendendo com as crianças um novo conceito sobre meio ambiente.

       CRONOGRAMA DE ATIVIDADES


Semana Inaugural                                               

1ª Etapa 

Contação de História: "Um Planetinha pedindo socorro"
Semana de 09/11 a 13/11
Roda de Conversa: Reflexão sobre meio ambiente, ecologia e natureza

Produção de um livro



2ª Etapa

A partir da exposição do lixo, discusão em grupo sobre:

• O destino do lixo e suas implicações.

• O tempo de decomposição e o seu impacto no meio ambiente
Semana de 16/11 a 20/11
• Materiais que são e que não são recicláveis.

• Definição de Reciclagem e Reaproveitamento

Brincadeira: "Hora da Coleta Seletiva"





3ª Etapa

Distribuição dos cartões  (missões para salvar o planeta)
Semana de 23/11 a 27/11
Roda de Conversa: Relato das crianças sobre as missões cumpridas

Atividade de Criação: Personagens "Defensores do Planeta"







4ª Etapa

Apresentação da Música: "Planeta Azul"
Semana de 30/11 a 09/12
Criação de uma coreografia para apresentação no dia do evento





Organização das Estações para o Evento
Dias 10/12 e 11/12




Conclusão do projeto: EVENTO
 Dia 12/12


CONCLUSÃO

Ao concluímos esse projeto, mesmo sem ter realmente aplicado na prática, ler e entender toda a problemática e informações sobre o tema “Meio Ambiente” o grupo se auto conscientizou, pois nos colocamos no lugar do educando e através das pesquisas compreendemos por onde começar e a necessidade de conscientizar corretamente as crianças.
Percebemos que parte dos muitos problemas ambientais vivenciados nos dias de hoje é devido à falta de informação desde pequeno, portanto é importante introduzir o tema transversal Meio Ambiente com as crianças desde as séries iniciais, pois ao crescerem com hábitos mais conscientes acreditamos que formaremos crianças críticas e a preservação do meio ambiente poderá ser mais praticada e respeitada.
Durante todo o projeto notamos que as escolas fazem um trabalho de sensibilização e não de conscientização, pois as mesmas entram em contradição quando incentivam o consumismo ao utilizar materiais, muitas vezes comprados e não reaproveitados,ou mesmo utilizando materiais reaproveitáveis, transformando o lixo em luxo, que ao final dos eventos retornam para o lixo, para no ano seguinte fazer toda a decoração novamente.
As escolas desenvolvem o tema com as crianças, mas será que realmente diferem o que é reduzir, reutilizar e reciclar? Devemos tomar cuidado como estamos processando as informações, pois, produzimos muito lixo e devemos ressaltar os que são mais prejudiciais ao meio ambiente e os que não são recicláveis.
A escola como formadora de opinião deve abrir caminho para esta nova postura em nossa sociedade, formando nos educandos de hoje, cidadãos exemplares no futuro, futuro esse bem próximo.
Percebemos que a mídia contribui muito para efetivação dos conceitos de preservação, porém se contradiz conduzindo inconscientemente a população ao consumismo e o marketing de que reciclar está na moda.
O tema meio ambiente deve ser natural para as crianças de hoje, tão natural como navegar na internet, jogar com um play 3 ou PSP, preservar e conservar, devem ser atitudes do cotidiano , não devem ser vistas como “boas ações”, mas sim como uma forma de viver .
Portanto o grupo concluiu que é necessário desde as séries iniciais tratarem sobre a questão da educação ambiental, pois  é nela que se inicia o processo da personalidade, e a escola tem um papel fundamental nesse desenvolvimento do conhecimento. Segundo Moreira, Mércia (pág. 123) “a criança constitui com o meio uma totalidade. À medida que esse meio se modifica, no caso quando a escola entra em cena na vida da criança, novas estimulações passam a exigir-lhes novas condutas, tirando-as do estado  de equilíbrio cognitivo a que estavam acostumadas. O resultado feito das novas solicitações, pelo ambiente escolar para a criança, deve ser o de levá-las a formar novos padrões de condutas cognitivas”.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais os conteúdos de Meio Ambiente, foram integrados às áreas, numa relação de transversalidade, de modo que toda a prática educativa seja impregnada de forma global e abrangente. Portanto é função do educador introduzir os temas transversais nas disciplinas de forma interdisciplinar.
ANEXOS

 Anexo I - Contação de História

Um Planetinha pedindo socorro

Era uma vez um Planetinha azul que vivia muito feliz.

Ele era bem azulzinho porque tinha muitos rios e mares de águas limpinha, limpinha.

Tinha também uma floresta pra lá de bonita, repleta de muito verde e ar puro onde viviam os animais.

Pessoas, natureza e animais viviam muito felizes.

Bom...   ERA UMA VEZ... O tempo passou e esse Planetinha foi ficando triste e doente.

E ele não sabia por que estava sentindo tanta dor e resolveu pedir socorro aos seus amigos.

- Pintado! Pintado! O que será que está acontecendo comigo?

Pintado é um peixinho que vive em uns dos rios do Planetinha. E ele respondeu:

- Planetinha, eu não acredito que ainda estou vivo, todos pensam que o rio é uma lata de lixo!

- Então as pessoas estão jogando lixo no rio! Por isso que estou ficando doente?

Disse o Planetinha.

De repente, Planetinha e Pintado ouvem um grito:

- Socorro! Socorro!

- Planetinha é a Eugenia!

Eugênia é uma árvore que vive em uma das muitas florestas existentes no Planetinha.

- Mas o que está acontecendo com a Eugênia Pintado? Perguntou Planetinha.

- Tem um homem que está derrubando ela com um machado. Respondeu Pintado.
E Planetinha, muito triste disse:
- Coitada da minha amiga, faz tanto tempo que ela vive na floresta. Ela perfuma o ar com suas flores e alimenta os animais com suas frutas, seus galhos fazem uma gostosa sombra que protege todos dos raios do sol e do calor.

- Planetinha outras árvores também estão sendo cortadas!

 COF, COF, COF! Nossa quanta fumaça! Não estou conseguindo respirar!

Disse Planetinha, tossindo muito por causa da fumaça. Ele então pergunta para sua amiga:

- Cristal, o que está acontecendo aí?

Cristal é uma das nuvens que vivem no planetinha. E ela respondeu:

- Planetinha por aqui muita coisa mudou. Daqui de cima eu vejo muitos e muitos prédios, as indústrias e os carros estão poluindo o ar, no lugar da terra vejo cimento, quase não tem espaço para as árvores, nossos amigos pássaros estão fugindo porque o verde desapareceu e eles não têm mais onde morar e eu vejo muito, mais muito lixo. As pessoas jogam lixo em todo lugar, tá uma bagunça! É tanta poluição que até a minha cor está mudando, antes eu era branquinha, branquinha, agora estou cinza de tanta sujeira!

SNIF, SNIF, SNIF.

O planetinha chora e diz:

- Eu preciso de ajuda! Se as pessoas continuarem me sujando, eu vou ficar cada vez mais doente e vou morrer!

- SOCORRO! SOCORRO!

- Se eu morrer onde todos vão morar?
Anexo II - Relógio da Coleta Seletiva
Anexo III - Cartões de Missões














          
Anexo IV - Atividade Rítmica e Expressiva

Música: Planeta Azul
Composição: Xororó / Aldemir
Intérpretes: Chitãozinho e Xororó

A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
se invertem as estações do ano
faz calor no inverno e frio no verão
os peixes morrendo nos rios
estão se extinguindo espécies animais
e tudo que se planta, colhe
o tempo retribui o mal que a gente faz

REFRÃO
Onde a chuva caía quase todo dia
já não chove nada
o sol abrasador rachando o leito dos rios secos
sem um pingo d'água.
quanto ao futuro inseguro
será assim de Norte a Sul
a Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?

O rio que desce as encostas
 já quase sem vida parece que chora
um triste lamento das águas
ao ver devastada , a fauna e a flora
é tempo de pensar no verde
regar a semente que ainda não nasceu
deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
estar de bem com Deus.

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