Veja como oferecer instrumentos para que seus alunos possam tomar posição diante da questão ambiental.


Um aprendizado constante
            As questões do meio ambiente constituem um tema transversal que, embora esteja presente de modo mais evidente nas disciplinas Ciências, História e Geografia, também precisa do apoio das áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física e Arte para ser compreendido.
            O professor deve mostrar que, para adquirir consciência sobre as questões ambientais, os alunos terão de se envolver em um aprendizado constante, pois as transformações naturais também se dão de maneira continuada.

O que ensinar para o aluno do Ensino Fundamental
            A maior preocupação do professor deve ser a de desenvolver valores, atitudes e posturas éticas, pois os conceitos necessários para tratar de assuntos ambientais são aprendidos em outras disciplinas. Mostre a seus alunos as diferenças entre ambientes equilibrados, saudáveis, e locais poluídos ou degradados. É importante que eles percebam que constatar algum mal não é motivo de desânimo, mas de mobilização da escola e da comunidade para sua solução.

Os ciclos da natureza
            Seus alunos devem entender que as transformações da natureza são constantes e permitem a recomposição dos elementos necessários à vida. A ação do homem pode acelerar ou interromper esse fluxo, impedindo a renovação dos recursos. Eles devem conhecer:
§  A importância da água para a vida e para a história dos povos. Ensine a seus alunos como a água é essencial para manter a vida e determinante para a organização das sociedades.
§  O valor que a matéria orgânica tem para o saneamento. Desde o aparecimento dos primeiros seres, existem os elos entre a vida e a morte, ou seja, disputas naturais entre as diversas formas de vida. Com base nesse tema, é possível fazer considerações sobre o lixo como matéria orgânica a ser aproveitada ou reciclada.
§  O risco da transmissão de substâncias tóxicas nas cadeias alimentares. Elas podem estar na água, no solo e no ar. Os alunos devem discutir medidas para impedir que essas substâncias entrem na alimentação dos seres vivos.

Sociedade e meio ambiente
Na cultura e no trabalho de diversos grupos humanos aparecem expressões e consequências de sua interação com o ambiente. Discuta com seus alunos quais são essas influências.
§  É fundamental que sua turma aprenda a importância da pluralidade cultural e da diversidade ambiental. Grupos diferentes, como os povos indígenas, encontram as próprias soluções, que devem ser respeitadas.
§  A ação humana deve ter limites. Os bens da Terra são patrimônio da humanidade e sua extração e processamento devem visar à conservação. Quanto menor for o impacto da ação humana sobre o ambiente, maior a possibilidade de renovação dos recursos naturais.

Manejo e conservação
            Os tópicos abaixo oferecem um roteiro para que os alunos entendam as formas de lidar com os recursos da natureza.
§  A origem da água. Como ela é tratada e distribuída para o consumo humano. Como utilizar a água de forma racional.
§  Como lidar com os detritos humanos. Formas de coleta, destino e tratamento do esgoto mais adequadas às condições locais.
§  Como recolher e para onde enviar o lixo.
§  A poluição do ar, do solo, da água e a poluição sonora. Os alunos devem saber identificar as atividades locais que provocam poluição.
§  Noções sobre o uso racional do solo. A erosão e suas causas nas áreas rurais e urbanas: uso de fertilizantes e de inseticidas e cuidados com a saúde.
§  Cuidados para o desenvolvimento das plantas e animais.
§  Principais formas de preservar, recuperar e reabilitar o ambiente.
§  Processos simples de reciclagem e aproveitamento de materiais.
§  Valorização de formas racionais de extração e uso dos recursos naturais. Como evitar o desperdício de água, energia e alimentos.

Fonte: Revista Nova Escola, Edição Especial Parâmetros Curriculares Nacionais de 1a a 4a série. Editora Abril,

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